Carbonara Experience (com receita)

A ideia desse post é nada mais nada menos do que apresentá-los ao melhor Carbonara do Sul do país, que eu tive o prazer de provar em Santa Catarina, no restaurante Emporium Serra do Sol. O estabelecimento fica em Urubici, região vizinha à São Joaquim. O local ainda conta com extensa carta de cervejas artesanais e carnes nobres. Um must have!

Um diferencial do Carbonara do Emporium é o fato de ele vir em uma espécie de ritual sagrado do queijo:

View this post on Instagram

I ❤ CARBONARA (com receita): O primeiro #tbt de hoje vai pra esse digníssimo, em um vídeo sem qualquer edição e muito muito sabor! É só meu macarrão preferido. Ainda mais direto do queijo né? 😋😍 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ E vocês sabem como preparar um? Anota aí: 📃✏ Receita para dois! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Ingredientes: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🔴 Bacon picado (100g) ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🔴 Queijo parmesão ralado (1/2 xíc) ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🔴 3 gemas ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🔴 Sal ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🔴 Pimenta à escolha ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🔴 Cebola (1/4 de unidade) – opcional ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🔴 1 dente de alho, azeite e cebolinha a gosto 🔴 Spaghetti (ou massa à escolha) ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 🔴 Se usar creme de leite deixa de ser Carbonara original!! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Modo de preparo: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Ferva a água para cozinhar a massa. Enquanto isso, rale o queijo, pique a cebola e repique o alho e a salsinha. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ -Retire o couro do bacon (se houver) e fatie em cubinhos. Doure sem usar óleo. Acrescente a cebola e o alho e tempere. Refogue. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ – Cozinhe a massa até ficar al dente. Antes de escorrer use o truque para não arruinar as gemas: jogue duas conchas da água sobre elas devagar enquanto bate, mexa substancialmente! Acrescente sal e pimenta. Despeje a massa no bacon, abaixe o fogo e acrescente as gemas. Desligue o fogo, misture o queijo e a salsinha. Não demore a consumir! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #receita #carbonara #parmesão #video #foodvideo #recipe #gastronomiasc #gourmet #instafood #foodporn #pasta #vitoriaes #santacatarina #urubici

A post shared by Por três amigas 🍔🍯 (@hiperglicemiaoficial) on

Origem do prato

Muitas lendas circundam a história da “pasta alla Carbonara“, como a que conta sobre uma possível origem Romana, que ligaria o termo “carbonari” (quem trabalhava com carvão) à necessidade de uma refeição nutritiva e calórica. Mas a verdade é que a receita só veio a aparecer em livros recentemente, sendo que antes de 1945 não havia qualquer registro dela. O fato é que este molho italiano une ingredientes imbatíveis, como a pancetta, ovos, queijo pecorino e pimenta do reino, e é sucesso absoluto ao redor do mundo!

Para quem quiser fazer em casa e surpreender o par, segue receita já testada e aprovada:

receita de spaghetti carbonara
Delicioso Carbonara

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s