Taça de um litro de sorvete: missão para os fortes (com receita)

A paixão pelo sorvete é coisa antiga, fica até difícil determinar o momento certo em que a delícia gelada surgiu. Uma das teorias trata do Imperador romano Nero, que pediria para misturar neve às frutas. Mais pra frente, por volta dos anos 600s, um Imperador chinês teria misturado gelo com leite. Bom, não importa exatamente quem criou, o que interessa mesmo é que a gente agradece!

Uma questão que hoje é bastante difundida é a diferença entre o que chamamos de sorvete e o gelato, palavra de origem italiana. Na verdade, a tradução literal de “gelato” é mesmo “sorvete”. Mas com a onda (bem vinda) de gourmetização, algumas distinções são estabelecidas.

O tradicional gelato, como é servido na Itália, é algo preparado diariamente, ou seja, sempre fresco. Além disso, é utilizado creme de leite fresco em sua composição e são sempre observados criteriosamente os ingredientes que serão utilizados. Além disso, há também um grande cuidado com a temperatura ideal para servir.

Já o sorvete, este que conhecemos e vemos nos supermercados, apesar de poder levar em sua composição bons ingredientes, ficam armazenados por mais tempo, perdem um pouco em cremosidade e são guardados em temperaturas ainda mais frias.

Mas e a Avelã Sorveteria?

A Avelã é uma sorveteria artesanal de alto padrão de qualidade, especializada em gelatos, localizada em Jardim Camburi, Vitória. Os sorvetes, que atendem também o público com restrições alimentares, são preparados por uma Mestre Sorveteira.

blogueira com taça de um litro de sorvete e Nutella
Taça Avelã, a maior de todas

São muitos os sabores de criação própria, como o caso do Camafeu. Além disso, a casa confecciona taças conforme a necessidade do freguês e com muita Nutella em volta: tem pequenininha (Avelãzita), tem média (Taça da Felicidade) e tem gigante! Para conhecer tudo sobre um dos meus pedacinhos mais queridos de Vitória, assista ao vídeo novo do canal, deixe seu like e se inscreva!

Meu preferido lá, como vocês puderam ver, é o de Mousse de Morango. Um amor só! Mas não ficam de fora o de Brownie Branco, o de Mousse de Avelã e tantos outros! E é por isso que eu posso garantir que tomo pelo menos 500 ml de sorvete sozinha! Me julguem.

mesa composta por três pratos: um com café, outro com cheesecake de ninho e sorvete, outro com brownie e sorvete
Uma mesa dos sonhos

Uma receita para testar em casa: sorvete de ninho

Eu sou uma eterna curiosa na cozinha, espero que vocês também sejam. Que tal testarem uma receita de sorvete? (Rende aproximadamente 12 porções)

receita completa de sorvete de ninho
Receita de sorvete de Ninho

Me deem um feedback, vou adorar saber como ficou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s